Postagens populares

terça-feira, 14 de julho de 2009

Memória 1

PORTO NOVO

Porto onde era escoada a produção da Fazenda dos Ingleses, época dourada de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo. O local deu origem ao nome do bairro Porto Novo. Por ali passavam além da cachaça produtos agrícolas, como a banana, por exemplo, partiam em barcos até o porto de Santos para exportação. Foto tirada em 2005, o local era de propriedade dos ingleses e também funcionava uma destilaria, armazéns, casa de colonos, escola e o próprio porto. Atualmente o local foi comprado por uma empreiteira e provavelmente já não deve existir mais nada das antigas construções. O local estava até pouco tempo em obras.
Foto: Gustavo Grunewald - 31/05/2005

2 comentários:

Adriano disse...

Olá Gustavo.

Navegando pela net, me deparei com seu site.

Sou paulistano e desde que nasci (em 78), vou pelo menos uma vez por ano a Caraguá, cidade litorânea que considero uma das melhores do estado de São Paulo.

Ficava geralmente nas colônias de férias, lá em Porto novo e acompanho um pouco o desenvolvimento da cidade.

Realmente me entristece ao ver o crescimento desorganizado e a não preservação da natureza.

Apesar de tudo, Caraguá ainda continua sendo fantástica. Será meu destino nas próximas férias. Adoro esta cidade!

Anônimo disse...

PARABÉNS PELA MATÉRIA.
EU MOREI NA RUA MARÍTIMA ATÉ DEPOIS DA CATÁSTROFE E PASSEI A MINHA INFÂNCIA NAQUELE LOCAL. REALMENTE ERA A ÉPOCA DE OURO DA CIDADE E O PORTO NOVO FIGURAVA NO CENÁRIO INTERNACIONAL. HOJE MORO EM MANAUS-AM, MAS NUNCA ME ESQUEÇO DAQUELE TEMPO, QUANDO BRINCÁVAMOS ENTRE OS VAGÕES DE BANANAS E ANDAR DE TROLLEY ERA UMA ALEGRIA IMENSA. E A ESCOLA ERA EXCELENTE.
HOJE SÓ RESTA A SAUDADE, POIS NADA FOI PRESERVADO E ATÉ ONDE PASSAVAM OS TRILHOS MUITOS NEM SE LEMBRAM MAIS...!